segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Doce Aroma do Cuidado: Introdução à Capelania Hospitalar

Afinal, o que é Capelania? Capelania é o exercício da função ministerial do presbítero e do pastor – por extensão, leigos (as) autorizados (as) – que visa à assistência religiosa e acompanhamento espiritual de pessoas em situação de vulnerabilidade físico-material, emocional e espiritual. Contudo, nem todos os pastores e presbíteros têm a formação especifica para realizar a visitação hospitalar, ou seja, o trabalho realizando por capelães (ãs) não é o mesmo realizado por sacerdotes, pastores e presbíteros, pois a dinâmica do hospital exige uma preparação não só espiritual, mas técnica (biossegurança, precaução padrão).
 Antes que houvesse instituições estruturadas e órgãos denominacionais para realizarem práticas capelãs, os conceitos de cuidado, de ajuda, de compaixão e de misericórdia têm deixado seu aroma nas páginas das Escrituras Sagradas. Exemplos como o cuidado de Deus em proporcionar felicidade ao homem lhe dando como companheira uma mulher. O cuidado de Noé em construir uma Arca para abrigar pessoas e animais. A responsabilidade de Abraão atender bem os mensageiros de Deus. O compromisso de Deus libertar o seu povo do Egito e, conseqüentemente, o cuidado de Moisés que intercede por esse mesmo povo para que não fosse exterminado por Deus. A aliança de Raabe com os espias, protegendo-os de serem mortos. O amor de Rute para com sua sogra, a anciã Noemi. Os milagres, os jantares, os ensinos e as parábolas de Jesus que para sempre mexerão com os nossos corações até a consumação dos séculos (p. ex. o Bom Samaritano).
Após o Evento da Ressurreição, no Concilio de Jerusalém e em suas epistolas os apóstolos demonstravam sua preocupação com as pessoas em situação de vulnerabilidade. O resumo do Apocalipse diz que toda a dor, tristeza e choro um dia terão fim é como um lacre que sela o doce aroma da compaixão primeira, a de Deus e, por herança, dos filhos e das filhas do Reino de Deus.
Toda a prática capelã deve estar baseada no amor a vida humana e, por extensão, amor a todas as espécies de seres vivos. O fundamento da Capelania Cristã está baseado nos moldes bíblicos de relacionamento entre seres vivos, desde a relação com o Criador até a menor manifestação de vida, perpassando pela vida humana. Cuidar é simplesmente um ato majestoso de excelência que somente os que pertencem à realeza do Reino de Deus podem, querem e fazem através da incondicionalidade do amor encarnado em nós nas palavras e nas ações de Cristo. Portanto, baseado neste mesmo sentimento – herança bíblica por excelência – dedicamos este nosso Ministério de Capelania Hospitalar a todos e todas, que através de seus diversos recursos, desejam afetuosamente atender a Grande Co-Missão de Cristo nas alas, corredores, quartos e leitos de hospitais e/ ou de residências particulares. A Capelania Hospitalar visa usar métodos e práticas humanitárias na visitação, no acompanhamento e na proclamação do consolo de Deus na vida de pessoas tão necessitadas de carinho e atenção.  



Preâmbulo do Livro Capelania Hospitalar: Manual Introdutório e Prático para Formação de Visitadores (as) Domésticos e Hospitalares. Autor Marcos José Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário