quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projeto Missões Urbanas 2012 - Capelania Hospitalar Evangélica Diadema


Projeto Missões Urbanas
Núcleo de Capelania Hospitalar Evangélica
Hospital Público Municipal de Piraporinha

- CONVOCAÇÃO PARA A MISSÃO 2012 -


Mt. 9.35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
  
“Mais pessoas passam pelos hospitais do que pelas nossas igrejas”. UNES

Há muito tempo temos ouvido incessantemente que a Igreja Cristã brasileira, em geral, não tem se dedicado à missão e fugido de suas responsabilidades como embaixadora e proclamadora do Evangelho do Reino de Deus. Mas, essas críticas não correspondem à totalidade de cristãos e de cristãs. Milhares de cristãos e de cristãs diária, diurna e cotidianamente têm se dedicado quase que integralmente ao serviço do ministério e magistério cristão em hospitais, asilos, orfanatos, casas de reabilitação/ recuperação/ correção/ abrigo/ passagem, cadeias, presídios, escolas, universidades, instituições militares, empresas, residências particulares, cemitérios e templos. Não podemos negar que o número de pessoas interessadas em servir a Deus e ao próximo é muito pequeno – mas, de maneira alguma insignificante. Precisamos de muitos obreiros para trabalhar nessas áreas que, geralmente, são segregadas, abandonadas e ignoradas pelo poder público.
Entretanto, precisamos de pessoas que desejam afetuosamente servir o Reino de Deus atendendo estas pessoas enfermas, encarceradas, sem tutela, desprovidas temporariamente de sua dignidade e liberdade. Porém, muitas destas pessoas têm boa intenção, mas nenhuma preparação técnica, formal, educacional, teológica e muita das vezes, raso conhecimento bíblico da fé que professam. Só boa intenção não basta! Precisamos nos preparar e discipular outras pessoas a realizarem a obra do ministério com excelência e competência e o serviço abnegado e voluntário ao próximo.
Acerca de 5 (cinco) anos começamos a ministrar em muitos seminários, escolas teológicas, grupos de estudos em igrejas cristãs do Grande ABCD e Zona Sul paulista aulas e simpósios sobre Missões Urbanas baseada no conceito teológico de Missão Integral. E um dos leques de ensino em Missões Urbanas é o desenvolvimento, amadurecimento e instalação de núcleos especializados e habilitados que promovam Capelanias Cristãs em instituições e ambientes heterogêneos das grandes cidades brasileiras.
Um dos projetos em Missões Urbanas que nós assumimos como laboratório de formação de visitadores (as) em Capelania Hospitalar foi o Núcleo de Capelania Hospitalar Evangélico no Hospital Público Municipal de Diadema no Bairro de Piraporinha. Encaminhamos durante 3 (três) anos seguidos alunos e alunas dos seminários e escolas teológicas interessados nesta área da Capelania Cristã para realizarem estágio neste hospital. Conseguimos introduzir, no mínimo, CINCO turmas de visitadores (as) em caráter de estágio de 40 horas. Até este momento, nós encaminhávamos alunos (as) para realizarem a visitação hospitalar cumprindo horários semanais pré-estabelecidos e sem caráter permanente. Quando acabava o estágio, os (as) alunos (as) poderiam escolher permanecer ou não na equipe de visitação.
Recentemente, nós do Núcleo de Capelania Hospitalar (IACCE) recebemos o CONVITE FORMAL da Coordenadora das Capelanias do Hospital Público Municipal de Piraporinha para assumirmos oficialmente a Capelania Evangélica neste mesmo hospital, mantendo um de nossos missionários urbano como o Capelão Evangélico Titular deste hospital em caráter integral. Para que isso aconteça, necessitamos manter financeiramente em tempo integral este Capelão-Missionário. Nós, por um ato de fé, aceitamos o convite de introduzir um Capelão Titular capacitado que ajude na Missão Urbana neste hospital e que possa formar e introduzir visitadores (as) evangélicos (as) capacitados (as) e habilitados (as) para atender esta demanda desta área específica da Missão.
Percebemos que nestes 3 (três) últimos meses de acompanhamento aos (às) visitadores (as) evangélicos (as) houve avanços significativos na visitação leito-a-leito e muitos pastores e líderes de igrejas na Região de Diadema têm nos procurado para realizarmos o treinamento de seus visitadores (as) já cadastrados (as) e outros (as) visitadores (as) que iniciarão suas vocações missionárias. Assumiremos a partir de janeiro/ 2012 um novo projeto de 12 (doze) meses para formar e fortalecer um Núcleo Permanente de Capelania Hospitalar Evangélica habilitada em Capelania Hospitalar com Jovens e Adultos, Capelania Hospitalar com Crianças e Adolescentes, Atendimento Religioso-Espiritual aos cuidadores, familiares, funcionários do hospital e profissionais da saúde. Para que este trabalho aconteça, estaremos realizando as seguintes: atividades:
a) Treinamento prático de visitadores (as) leito a leito;
b) Treinamento prático de visitadores (as) pós-alta médica;
c) Treinamento prático de visitadores (as) em luto e pós-luto;
d) Assistência intra-hospitalar à moradores de rua hospitalizados (roupas, higienização pessoal, contato com familiares);
e) Assistência intra-hospitalar e doméstica à mulheres grávidas e/ ou com bebês recém-nascidos necessitadas (enxovais, alimentação, cuidados assistenciais básicos e prioritários);
f) Cursos Bimestrais de Formação e Capacitação à visitadores religiosos de Nível I da Capelania Hospitalar (Doentes em tratamento/ crianças e adultos);
g) Curso Semestral de Formação e Capacitação à visitadores religiosos de Nível II da Capelania Hospitalar (Doentes terminais e psiquiátricos) somente para os que fizeram o Nível I.
h) Cursos intensivos nas igrejas sobre visitação nos lares;
i) Cursos de Reciclagem para visitadores, líderes e ministros;
j) Aconselhamento pastoral aos funcionários e profissionais da saúde neste hospital.
k) Supervisão de estagiários (as) na área de pastoral de Faculdades e Escolas Teológicas interessadas;

Por isso, hoje necessitamos mais do que nunca de pessoas que exerçam integralmente o cuidado humanitário destas pessoas que sofrem, de seus cuidadores/ familiares, dos profissionais em medicina e enfermagem e dos profissionais da saúde. Desejamos colocar em prática, aquilo que aprendemos em nossos seminários. Porém, exercer a Capelania em estabelecimentos públicos/ estatais só pode ser feito através no exercício de caráter voluntário e não-remunerado. Nós escolhemos um capelão titular que é um missionário urbano e precisa cuidar dos enfermos e de seus cuidadores, mas sem esquecer-se de sua própria subsistência e a de seus próprios familiares.
Para que esse Projeto 2012 vá em frente e cumpra a Missão Urbana proposta, precisamos de COLABORADORES PATROCINADORES que ajudem, através de ofertas alçadas e voluntárias, no sustento deste missionário-capelão em tempo integral para que assim possamos concretizar a instalação e o desenvolvimento do Núcleo Permanente de Capelania Hospitalar Evangélica.
Gostaríamos que você, sua família, membros de sua Igreja e/ ou o pessoal da sua empresa, assumissem um COMPROMISSO com o Reino de Deus, fazendo Missão na Cidade de Diadema. Precisamos de, no mínimo, 50 COLABORADORES que doem MENSALMENTE durante este ano (2012) uma quantia mínima de R$ 20,00. Se você não pode doar esta quantia mensalmente, cadastre-se como um (a) patrocinador (a) eventual. Se você e sua igreja/ família/ empresa desejarem participar deste grande Projeto Missionário Urbano (Pró-Urb), entre em contato conosco e receba o Termo de Compromisso Missionário e saiba que você estará fazendo a Missão Urbana acontecer na sua própria Cidade. Leia o Termo de Compromisso, conheça o currículo do Missionário indicado e ajude no cuidado integral e humanizado de pessoas enfermas e de seus familiares (Mt 25.34-40; Rm 10.8-15; Tg 1.27; 5.13-15).
2 Co 9.10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, 11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. 12 Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, 13 visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos...

 Por: IACCE – Núcleo de Capelania Hospitalar Evangélica

Se este Projeto despertou interesse em seu coração?
Então divulgue e entre em contato conosco:

E-mail da IACCE: iacce.capelanias@hotmail.com
Blog-Boletim: www.iacce-capelania.blogspot.com
Este Blog será Atualizado Mensalmente com informações sobre o trabalho da Capelania.
Postaremos fotos, filmes e listas de doadores no Orkut: IACCE Brasil Capelanias Evangélicas
Agende um dia e horário conosco... Venha conhecer o nosso trabalho de perto.
(Envie um e-mail para a Coordenação da IACCE)
---------------------------------------------
Conheça a biografia de nosso capelão neste blog e doe diretamente para ele.
* Banco Bradesco: Agência 6607-9   C/C: 377-8
* Banco do Brasil:  Agência 1820-1   C/C: 28.641-9
(Capelão-Missionário Titular: Pr. Marcos José Martins)
E-mail do Capelão: mmjmartins1@yahoo.com.br

ATENÇÃO: 
*Depósitos (Guarde os seus comprovantes de depósitos para auditoria anual do Conselho Fiscal da IACCE);
* Caso desejar, a Equipe de Captação de Recursos pode retirar qualquer tipo de doação em sua Igreja, Residência, Associação ou Empresa. Geralmente, precisamos de muitas roupas em bom estado (principalmente para homens e bebês) e alimentos não-perecíveis.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Projeto Missões Urbanas - Conhecendo o Capelão-Missionário

____________ Conhecendo o Capelão Titular & Missionário Urbano ____________

Marcos José Martins, nascido em 26 de outubro de 1978 na cidade de São Bernardo do Campo, filho de Aparecida Martins e Manoel Fernandes, casado com Elizete de Sena e pai de Lucas Felipe e Lara Fabian é ministro do Evangelho, servindo como pastor o povo de Deus. Em 12 de outubro de 1991 articulou com alguns jovens cristãos de Diadema a fundação da Sociedade Aliança Cristã Cultural de São Paulo (Mensagem de Luz) que realizou até 2005 diversos eventos e atividades musicais, evangelísticas, socioculturais, desportivas e recreativas para a juventude do Grande ABCDMR e Zona Sul de SP. Também é articulista em várias áreas como escritor, poeta, músico, conferencista, palestrante, seminarista, professor de educação infantil, professor universitário e líder comunitário.
Marcos José Martins é graduado no curso superior de Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo (TCC: A dimensão escatológica da hinologia clássica pentecostal) e pós-graduado como Mestre em Ciências da Religião (Dissertação: Micro-redes de legitimação e solidariedade: A liderança de mulheres na periferia do poder clérigo-institucional das igrejas pentecostais clássicas na cidade de Diadema) pela mesma instituição, onde também desenvolve intenso trabalho de pesquisa sobre o Pentecostalismo e sobre a Mulher e a Sociedade. É professor de Teologia e atualmente leciona em alguns seminários e faculdades teológicas de Diadema e São Paulo nas áreas de Teologia Sistemática, Teologia Pastoral e Teologia e História (História do Cristianismo e do Pentecostalismo). Há mais de três anos é Capelão Hospitalar, formando grupos de visitadores hospitalares leigos. Leciona diversas matérias para leigos em Cursos Livres em várias denominações evangélicas e pentecostais. É membro do RELEP (Rede Latino-Americana de Estudos Pentecostais), da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências das Religiões), dos Grupos de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista (Gênero e Religião/ História e Narrativa da Experiência Religiosa) e da Instituição Missão na Pele (MIP). Coordenador pedagógico do Curso de Teologia EAD (à distância) da FaTEOM (Faculdade de Teologia Macedônia/ Paraná) e professor titular do Instituto Bereiano de Teologia em São Paulo, Faesp Diadema e EST Porta da Vida.
Além dos cursos de pastorais realizados na UMESP, cursos extracurriculares na área de pastoral urbana e de formação em Capelania (Nível I e Nível II) pela ACEH (Associação de Capelania Evangélica Hospitalar) e aluno convidado no curso de especialização em capelania pelo Icec – São Paulo, é tutor de vários visitadores e visitadoras evangélicas na cidade de Diadema.
Marcos José Martins sempre teve uma vida eclesiástica intensa como líder e/ ou superintendente de adolescentes, de jovens, de homens e de oficiais/ obreiros e EBD, seja em estâncias local, intermediária ou geral. Secretariou departamentos de evangelismo, para promoção e integração dos novos convertidos, missões urbanas e projetos do 3º. Setor (ong’s). Foi membro da Igreja Assembléia de Deus em Ana Sofia de 1991 a 2011. Recentemente foi oficializado como Capelão Evangélico pelo Colegiado de Ministros e Pastores da Igreja Aliança Cristã Congregacional no Brasil – Ministério Internacional  de Missão Integral, sendo ele eleito pastor-sênior da Igreja e o primeiro Presbítero-Presidente do Colegiado de Ministros da denominação.

Fonte: www.iaccb-congregacional.blogspot.com

Principais Eixos da Capelania Cristã Hoje!

Além da Capelania Hospitalar – centro de estudos deste blog – queremos citar que diversos ramos da Igreja de Cristo brasileira têm se esforçado para constituir ministérios específicos para o serviço da missão em diversas outras áreas da Capelania. Hoje, existe um grande leque de atividades proporcionadas pela Capelania. Ainda que não seja o objetivo deste estudo avaliar quais são as principais vertentes da Capelania Cristã hoje, citamos para que aqueles que se interessarem pelo tema realizem suas próprias pesquisas. As principais vertentes são:
a) Capelania Hospitalar;
b) Capelania Carcerária-Prisional (cadeia/presídio, casa de correção para menores);
c) Capelania Militar;
d) Capelania [Pastoral] Escolar-Universitária;
e) Capelania Social (Assistencial);
f) Capelania Empresarial;
g) Capelania Matrimonial-Familiar;
h) Capelania Litúrgica (batismo, ritos de passagem, rituais fúnebre etc);
i) Capelania Humanitária (Missionária);
j) Capelania Urbana (Terceiro Setor, condomínio, eventos);
k) Capelania Tutelar/ Tutoria (Asilo, Orfanato, Home care, visitação domiciliar);
l) Capelania Reabilitadora (Casa de Recuperação e de Reabilitação) e;
m) Sub-áreas e especificidades de cada capelania em particular.
Pr. Marcos José Martins, o autor.
Capelão Evangélico Titular no Hospital Municipal de Piraporinha/ Diadema

O Doce Aroma do Cuidado: Introdução à Capelania Hospitalar

Afinal, o que é Capelania? Capelania é o exercício da função ministerial do presbítero e do pastor – por extensão, leigos (as) autorizados (as) – que visa à assistência religiosa e acompanhamento espiritual de pessoas em situação de vulnerabilidade físico-material, emocional e espiritual. Contudo, nem todos os pastores e presbíteros têm a formação especifica para realizar a visitação hospitalar, ou seja, o trabalho realizando por capelães (ãs) não é o mesmo realizado por sacerdotes, pastores e presbíteros, pois a dinâmica do hospital exige uma preparação não só espiritual, mas técnica (biossegurança, precaução padrão).
 Antes que houvesse instituições estruturadas e órgãos denominacionais para realizarem práticas capelãs, os conceitos de cuidado, de ajuda, de compaixão e de misericórdia têm deixado seu aroma nas páginas das Escrituras Sagradas. Exemplos como o cuidado de Deus em proporcionar felicidade ao homem lhe dando como companheira uma mulher. O cuidado de Noé em construir uma Arca para abrigar pessoas e animais. A responsabilidade de Abraão atender bem os mensageiros de Deus. O compromisso de Deus libertar o seu povo do Egito e, conseqüentemente, o cuidado de Moisés que intercede por esse mesmo povo para que não fosse exterminado por Deus. A aliança de Raabe com os espias, protegendo-os de serem mortos. O amor de Rute para com sua sogra, a anciã Noemi. Os milagres, os jantares, os ensinos e as parábolas de Jesus que para sempre mexerão com os nossos corações até a consumação dos séculos (p. ex. o Bom Samaritano).
Após o Evento da Ressurreição, no Concilio de Jerusalém e em suas epistolas os apóstolos demonstravam sua preocupação com as pessoas em situação de vulnerabilidade. O resumo do Apocalipse diz que toda a dor, tristeza e choro um dia terão fim é como um lacre que sela o doce aroma da compaixão primeira, a de Deus e, por herança, dos filhos e das filhas do Reino de Deus.
Toda a prática capelã deve estar baseada no amor a vida humana e, por extensão, amor a todas as espécies de seres vivos. O fundamento da Capelania Cristã está baseado nos moldes bíblicos de relacionamento entre seres vivos, desde a relação com o Criador até a menor manifestação de vida, perpassando pela vida humana. Cuidar é simplesmente um ato majestoso de excelência que somente os que pertencem à realeza do Reino de Deus podem, querem e fazem através da incondicionalidade do amor encarnado em nós nas palavras e nas ações de Cristo. Portanto, baseado neste mesmo sentimento – herança bíblica por excelência – dedicamos este nosso Ministério de Capelania Hospitalar a todos e todas, que através de seus diversos recursos, desejam afetuosamente atender a Grande Co-Missão de Cristo nas alas, corredores, quartos e leitos de hospitais e/ ou de residências particulares. A Capelania Hospitalar visa usar métodos e práticas humanitárias na visitação, no acompanhamento e na proclamação do consolo de Deus na vida de pessoas tão necessitadas de carinho e atenção.  



Preâmbulo do Livro Capelania Hospitalar: Manual Introdutório e Prático para Formação de Visitadores (as) Domésticos e Hospitalares. Autor Marcos José Martins